sexta-feira, 8 de março de 2013

Filipenses 4:1-9 - A Paz de Deus, o Deus da Paz e a Estabilidade na Vida Cristã



Passagem: Filipenses 4:1-9
Título: A Paz de Deus, o Deus da Paz e a Estabilidade na Vida Cristã
Pregado na manhã de domingo, do dia 30 de setembro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros


Versão em vídeo

Filipenses 4:1-9 1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! 2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. 3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. 4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! 5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. 6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. 8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 9 Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Introdução:
Em dias em que as pessoas buscam paz e estabilidade em dinheiro, bens materiais, centro de meditações e Yoga quão precioso é recebermos graça de Deus para olharmos para a Sua Palavra e ver a fonte verdadeira de paz e estabilidade!

Contextualização:
O livro de Filipenses é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo para as igrejas na região de Filipos. Esta cidade era de extrema importância na região da Macedônia no império romano, sendo a primeira igreja fundada na Europa.


  • Filipos era uma metrópole, uma das maiores e mais importantes cidades da Ásia Menor! Considerada uma porta de entrada da Ásia para a Europa (um ponto vital e estratégico em termos militares), era localizada no Leste da Macedônia, a cerca de 13 quilômetros do mar Egeu.
  • A cidade tem esse nome em homenagem a Filipe II (pai do famoso Alexandre, o grande), que conquistou o povo que ali vivia, os trácios, em 358 a.C. Em 108 a.C passou para domínio romano e foi palco de batalhas históricas, como a de Marco Antônio e Otávio Augusto contra Brutus e Cássio e Otávio Augusto contra Marco Antônio e Cleópatra (33 a.C).
  • Otaviano deu o título de Collonia Iulia Augusta Filipensis.
  • Os vencedores se instalaram em Filipos, o que deu à cidade o status de colônia romana e o Ius Italicum, uma denominação de que a cidade se tornara uma “réplica menor de Roma”. Seus habitantes tinham cidadania romana e os que possuíam imóveis ou terrenos tinham direito de propriedade equivalente aos que possuíam imóveis em solo italiano.
  • A cidade de Filipos era próspera e repleta de benefícios. Os cidadãos daquela cidade eram cidadãos romanos. Aquela era uma Mini-Roma. As pessoas daquela cidade se vestiam, falavam e se comportavam como as pessoas de Roma – elas eram extremamente orgulhosas da cidadania romana (At 16:21). Por isso Paulo fala da importância da cidadania celestial (1:27; 3:20).

A FORMAÇÃO DA IGREJA EM FILIPOS:
Atos 16 nos conta como começou a primeira igreja em Filipos (durante a segunda grande viagem missionária de Paulo). É interessante notarmos que Atos 16:7-10 nos mostra que Paulo, Silas e Timóteo não tinham planos de ir para aquela região, mas foram obrigados pelo Espírito Santo.
A formação da igreja ocorreu em 3 fases principais: 1) Eles não encontram nenhuma sinagoga, apenas um lugar de oração com algumas mulheres (At. 16:13). Lídia – uma mulher de negócios e rica foi convertida e batizada – junto com toda a sua casa (16:14-15, 40); 2) Atos 14:16-25 --- Paulo e Silas expulsaram o demônio de uma escrava vidente e foram presos (v.24). Na prisão eles louvaram e oraram de forma que muitos os ouviram; 3) Na prisão Paulo e Silas louvaram a Deus e o Senhor fez o chão tremer e as portas da cadeia se abriram. O carcereiro foi salvo e toda a sua casa ouviu o Evangelho e foram batizados.

Após serem soltos, Paulo e Silas fizeram uma última visita a igreja que estava na casa de Lídia e depois partiram para a Grécia [foram sem estabelecer presbíteros e nem diáconos]. É possível que Lucas tenha ficado por lá.

Essas pequenas igrejas se prontificaram a ajudar financeiramente Paulo durante seu ministério (4:15-16). As igrejas em Filipos eram extremamente queridas por Paulo, por isso a carta é uma carta alegre e repleta de agradecimentos.

PROPÓSITO DA CARTA:
Paulo havia sido preso e os filipenses haviam mandado Epafrodito com uma oferta, mas no caminho Epafrodito ficou muito doente e quase morreu (2:19-30). Paulo escreveu essa carta da prisão - Epístolas Pastorais - (em Roma? 61 d.C?) com o fim de:

– Agradecer a oferta que eles haviam dado por meio de Epafrodito e dizer que ele estava bem (1:5; 2:25-30; 4:10-19).
2 – Expor a situação dele na prisão (1:12-26; 4:10-19)
3 – Advertir e encorajar aquelas igrejas. Elas vinham sendo perseguidas externa e internamente, por isso o apóstolo Paulo os encoraja a se alegrarem nas tribulações e a tomarem cuidado com os falsos pregadores [tanto os judaizantes como os antinomistas].
4 – Lembrá-los de manter a humildade ao colocarem a salvação em ação!

CONTEXTO DO CAPÍTULO 4:
A Carta aos Filipenses é reconhecida como uma Carta Familiar, comum na antiguidade romana. Era um tipo de literatura que não tinha o padrão das outras cartas paulinas. Paulo geralmente expõe as doutrinas no começo de suas cartas e coloca a aplicação no fim, mas com Filipenses o apóstolo mistura doutrina com aplicação por toda a carta (ver Blomberg, From Pentecost to Patmos).
- Paulo orou por eles (1:1-11) e falou sobre a importância dos sofrimentos na cadeia (1:12-30; ver v.29-30). No capítulo 2 Paulo focou na importância de seguir os passos de Jesus na esfera de colocar a salvação em ação com temor e humildade (vs.3-5), e seguir os passos de Timóteo e Epafrodito (vs.19-30). No capítulo 3 há uma grande ênfase nos perigos dos falsos ensinos e mestres que estavam contaminando a igreja. O capítulo 4 é o encerramento da carta. Mas para não perder o costume, Paulo usa o fim da carta para trazer uma série de exortações práticas para aquelas igrejas.

Divisão do Estudo:
I – A PAZ DE DEUS (VS.1-7)
II – O DEUS DA PAZ (VS.8-10)

I – A PAZ DE DEUS (VS.1-7)
1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! 2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. 3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. 4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! 5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. 6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Nessa seção Paulo faz uma série de exortações para os cristãos em Filipos para que a igreja tenha a paz de Deus e o Deus da paz esteja presente no meio deles e na vida de cada um!

A – O DEVER DE ESTARMOS FIRMES NO SENHOR:
V.1 “PORTANTO” --- Essa palavra faz com que todo o contexto do capítulo 3 (e da carta) seja trazido à mente da audiência. Em vista do chamado para serem cidadãos celestiais, vivendo em humildade e tendo cuidado com os falsos ensinos.

PERMANEÇAM FIRMES NO SENHOR!” --- Em vista de tudo o que temos, das aflições, sofrimentos e dos perigos doutrinários devemos estar firmes no Senhor! Paulo frequentemente exortava as igrejas a permanecerem firmes (II Ts 2:15 Portanto, irmãos,permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa; I Co 16:13 Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes; Gl 5:1 Portanto, permaneçam firmesEf 6 10-11, 14 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 14 Assim, mantenham-se firmes).

Esse é um chamado para todos hoje: Permaneçam firmes no Senhor!

Você tem estado firme no Senhor? Seus pés estão na Rocha? A raiz de sua fé está firme no solo da Palavra?

Por quê?
1 – Pois sofrimentos e tribulações virão sobre a sua vida e a vida igreja (1:29-30).
– Pois falsos ensinos virão atacar a igreja (1:15; 3:2, 18-19).
3 – Pois orgulho e facções atacarão a igreja (2:3-5; 3:17 [unidos]; 4:2).
– Pois há o perigo do amor por Deus e pelos irmãos se esfriar (1:9).

Se não estivermos firmes no Senhor Jesus, nós seremos derrotados! Como? Perdendo a alegria da salvação (2:17-18; 3:1), caindo no orgulho e em falsos ensinos.

Vejamos como Paulo fala sobre os membros da igreja:
1 Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

Paulo chama as pessoas da igreja em Filipos de:

AMADOS IRMÃOS’ – (Gk. ἀδελφοί μου ἀγαπητοὶ) Paulo tinha amor por essas pessoas que haviam, por meio da fé, se tornadas a sua família. As pessoas que nós amamos nós defendemos, protegemos, não falamos mal, servimos e honramos.

MINHA ALEGRIA’ – (Gk. χαρά) As vidas daqueles irmãos eram a alegria de Paulo. Cada pessoa era um instrumento de graça e alegria para Paulo. A alegria não estava nas cosias materiais adquiridas e nem nos bens, mas na vida espiritual das pessoas (III Jo 1:4 Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade).

MINHA COROA’ – (Gk. στέφανός) Essa era a coroa dada aos vencedores dos jogos e lutas. A coroa era o que tanto um atleta sonhava, lutava e aspirava. Paulo vê seus irmãos como a coroa! O triunfo da vida dele era cada irmão e irmã. I Ts 2:19-20 Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês? 20 De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria.

DE QUEM TENHO SAUDADE’ – (Gk. ἐπιπόθητος) desejar com profundo sentimento, ansiar. Paulo não via a hora de estar com os irmãos das igrejas (1:8; 2:26).

Como está o nosso coração diante de tais palavras?
As pessoas da igreja são realmente seus ‘amados irmãos’? Como temos demonstrado o amor pelos irmãos?
Será que essas pessoas que se congregam aqui hoje são a sua alegria?
Você sente saudade dessas pessoas durante a semana?

Que possamos aprender a amar como Paulo amava os seus irmãos na fé!

** O primeiro passo em direção a um caminhar estável e firme na fé alicerçado na paz de Deus é ver a preciosidade da igreja! Ver como cada irmão e irmã devem ser sua coroa e alegria! Jesus anseia e tem um desejo profundo de ter comunhão com a Sua noiva, e nós devemos imitá-Lo, ansiando e tendo saudade da família de Cristo!

B – O DEVER DE VIVERMOS EM HARMONIA NO SENHOR:
** Para haver um sentimento de alegria, ver os irmãos como a coroa e sentir saudades de cada pessoa é necessário que haja harmonia entre os membros da igreja.
Para haver a paz de Deus e o Deus da paz estar abençoando a igreja é necessário que se acabem as discórdias, brigas e divisões.

v.2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

Provavelmente Epafrodito avisou Paulo de uma grande discussão que houvera na igreja entre duas mulheres na igreja. Quem são essas duas mulheres nós não sabemos. “Elas eram, provavelmente, membras fundadoras da igreja em Filipos e muito ativas.” (F.F.Bruce, NIBC, Hendrickson ,pg 138)

É importante notarmos que Paulo escreve o nome das duas pessoas na carta e essa carta era lida nas igrejas em Filipos. Se fosse hoje as pessoas falariam que Paulo não deveria ter citado os nomes, diriam que o apóstolo foi insensato e que humilhou aquelas fundadoras de púlpito.

Quantos problemas as mulheres evitariam se obedecessem aos mandamentos de Deus:
Tt 2:3-5 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa (não com as coisas da igreja, não com a vida dos outros...), e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

EU ROGO” (Gk. παρακαλέω) – A palavra usada por Paulo era uma palavra usada no meio jurídico e militar. Pelo contexto da passagem Paulo está agindo como um comandante militar dando ordens para aquelas soldadas.

A ordem de Paulo é:
QUE ELAS VIVAM EM HARMONIA NO SENHOR” --- A palavra ‘harmonia’ no grego (φρονέω) é muito difícil de ser traduzida. Alguns traduzem como ‘mesmo sentimento’ e outros como ‘concordar’.
Paulo quer que essas mulheres tenham o mesmo sentimento e assim concordem e aceitem uma a outra.

NO SENHOR’ --- O Senhor Jesus deve ser o fator que traz unidade e reconciliação. Jesus Cristo deve ser o objeto de afeição e alegria que as uni. Quando o Senhor Jesus é o centro, nós nos vemos como escravos. Como escravos nós somos lembrados que não é a nossa vontade que reina, mas a do nosso Senhor!

É impossível dizer o quanto pode vir a ferir uma igreja quando dois membros estão em inimizade. Podem ser pessoas desconhecidas, podem ser mulheres cristãs, mas elas não podem trabalhar debaixo de uma desavença sem fim, e, portanto, a coisa mais desejável é que rapidamente essas pessoas se reúnam novamente em paz e unidade.” (Spurgeon)

v.3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Divisões, brigas e discórdias virão, mas é necessário que haja pessoas na igreja rogando para que esses irmãos vivam em harmonia, perdoando e amando no Senhor!

PEÇO A VOCÊ, LEAL COMPANHEIRO DE JULGO, QUE AS AJUDE” --- Muitos comentários levantam a questão de quem era o ‘leal companheiro de julgo’. A palavra grega (σύζυγος) é interpretada como um nome próprio por alguns teólogos, sendo a frase traduzida como, ‘leal Suzugos’. Outros acreditam que o ‘leal companheiro’ era Lucas que havia ficado em Filipos.

Independente de quem seja o companheiro, a verdade vista aqui é que há pessoas na igreja que devem socorrer, disciplinar e ajudar as pessoas que estão brigadas e amarguradas.

Se você está amargurado com alguém, se você tem birra e está separada da comunhão genuína com um irmão ou irmã da igreja, então você precisa de ajuda!

POIS LUTARAM AO MEU LADO NA CAUSA DO EVANGELHO” --- Essas mulheres são vistas como verdadeiras soldadas de Cristo! Essa palavra era usada para soldados que lutavam juntos em batalhas.

Essas mulheres lutaram com Paulo apoiando ele financeiramente e orando por ele.

SEUS NOMES ESTÃO NO LIVRO DA VIDA” --- Os habitantes de Filipos se vangloriavam de ter os nomes nos registros civis de Roma. Essas mulheres tinham os nomes não nos registros romano, mas no Registro Celestial. Elas eram cidadãs celestiais, e portanto deveriam se comportar como tais! Essas mulheres deram frutos da salvação. Elas mostraram e provaram que foram regeneradas e que foram salvas, por isso elas devem andar como pessoas salvas.

Andar com amargura é desastroso, não só espiritualmente, mas fisicamente. A vida verdadeira [em Jesus] ama verdadeiramente. E se há alguém que você não ama, você precisa passar mais tempo em seus joelhos pedindo a Deus para ajudá-lo amar essa pessoa. E então você deve ir para aquela pessoa e pedir perdão por não amá-la. Essa é a coisa mais saudável que você vai fazer em sua vida.” (MacArthur)

OS DIFERENTES TERMOS USADOS PARA OS CRISTÃOS:
Nos versículos de 1 a 3 nós encontramos diferentes termos usados paras os cristãos:
Irmãos e irmãs (implica em uma família); Coroa; Alegria; Soldados (‘lutaram’); Cooperadores (pessoas que trabalham juntas).

C – O DEVER DE NOS ALEGRARMOS NO SENHOR:
v.4 Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Paulo ordena que os cristãos se alegrem no Senhor sempre!
ALEGREM-SE” – (Gk. χαίρω) Alegria é um estilo de vida. A felicidade depende das circunstâncias momentâneas (ex. Eu estou feliz, pois a minha esposa fez bife parmegiana com fritas hoje no almoço), mas a alegria não é afetada pelas circunstâncias (ex A alegria permanece mesmo quando não há almoço ou só uma bolacha de água e sal com um copo de café velho).

Alegria está totalmente relacionada à fé (1:253:1 – no senhor = pela fé; 4:4, 10), por isso a alegria está alicerçada no entendimento e não no sentimento do momento. Alegria é um entendimento (não apenas sentimento) que te permite ver além das circunstâncias momentâneas – Heb.12:1-3 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Não existe alegria verdadeira sem fé em Jesus Cristo!

A alegria que Paulo ordena não se trata de uma felicidade que depende da circunstância, mas sim de um contentamento profundo no Senhor, alicerçado na confiança no Deus vivo e soberano, por isso essa alegria está sempre disponível, até mesmo nos momentos difíceis.” (ESV Study Bible)

SEMPRE’ --- As circunstância podem mudar, mas o Senhor nunca muda.

Paulo estava numa prisão com seus pés acorrentados, impedido de viajar e mesmo assim ele está alegre! Paulo não está alegre com as correntes que prendem o seus pés, mas com o Senhor!

NO SENHOR’ --- Nós não nos alegramos nos problemas, mas no Senhor dos problemas. Nós não nos alegramos com as tempestades em si, mas no Senhor das tempestades. Nós não nos alegramos com a morte, mas com o Senhor da morte, conscientes de que Ele tem o melhor em toda e qualquer circunstância!

Foi nesta cidade que Paulo mostrou a todos como a alegria não é afetada por circunstâncias exteriores – mesmo preso ele manteve-se alegre! At 16:23-25 – No meio da dor e do sofrimento Paulo e Silas não estavam sorridentes, mas sim cheios dores, mas nós vemos que apesar da injustiça e tribulação eles se alegravam no Senhor e por isso tinham folego para orar e cantar.

Hc 3:17-18 Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, 18 ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Felicidade momentânea não é pecado, desde que ela esteja enraizada na alegria no Senhor. Felicidade sem alegria no Senhor é pecado. Ex. Uma mãe chora de felicidade ao ver o bebezinho que acabara de nascer, mas se essa felicidade imensa não está enraizada na alegria no Senhor (um entendimento da soberania de Deus) o que acontecerá se Deus permitir que o bebezinho morra? Com certeza ela ficará magoada e irada com Deus e entrará em depressão. O mesmo ocorre em todas as esferas da nossa vida (trabalho, igreja, amizades...).

** Para a minha vida estar firmemente estabelecida no Senhor é preciso que meu coração se alegre sempre no Senhor!

Alegria no Senhor, que é o abandono total do nosso ser na soberania de Deus, é um mandamento de Deus. Portanto, quando não nos alegramos nEle nós estamos pecando!
I Ts 5:16 Alegrem-se sempre

** Eu tenho sido uma pessoa constantemente alegre no Senhor?

D – O DEVER DE SERMOS AMÁVEIS:
v.5 Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

A palavra grega (ἐπιεικής) para amabilidade tem o sentido de uma “prontidão humilde e paciente, capaz de submeter a pessoa à injustiça, desgraça e maltrato sem ódio e amargura, mas confiando no Senhor” (The New Linguistic and Exegetical Key to the Greek NT, Zondervan).

A palavra ‘amabilidade’ era frequentemente usada para descrever uma atitude de bondade onde a resposta mais normal seria retaliação.” (Zondervan Illustrated Backgrounds Commentary)

Essa foi a atitude de Jesus, portanto deve ser a nossa atitude. Na aflição, tribulação e sofrimento que nós possamos refletir a amabilidade/gentileza.

* É interessante notarmos como a amabilidade anda de mãos dadas com a alegria!
No meio da crise, no meio da briga entre alguns membros da igreja Paulo os lembra de serem pacientes/amorosos uns com os outros!

PERTO ESTÁ O SENHOR” --- O Senhor não está escondido e não está longe, mas perto para nos ajudar! Você não precisa retribuir o mal com mal e nem se estressar, pois Deus está bem perto!

Quão maravilhoso é no meio da tempestade, no meio da aflição e tribulação saber que o Senhor está perto! No meio da noite eu posso me colocar de joelhos e clamar, sabendo que perto está o meu Senhor!

E já que o Senhor está próximo e vê tudo o que eu estou passando, Paulo ordena:
E – O DEVER DE NÃO ANDARMOS ANSIOSOS:
v.6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Prestemos atenção na graça e na seriedade de tal mandamento.
O mandamento é gracioso, pois é maravilhoso ouvir ‘não ande ansioso’. Quão misericordioso e amoroso é o Senhor em nos ordenar que não andemos ansiosos, que não nos preocupemos.

Mas esse mandamento é seríssimo, pois toda vez que nós ficamos ansiosos nós pecamos. Ansiedade é pecado! Preocupação pode se tornar pecado.

A igreja em Filipos estava ansiosa e preocupada com as perseguições, com o problema de saúde de Epafrodito, brigas entre as mulheres na igreja e com a prisão de Paulo. Mas se alguém tinha ‘motivo’ para estar ansioso, este era Paulo, que estava preso e vendo ‘o circo pegando fogo’ e ele não podia fazer nada. Paulo deixa claro que não existe motivo algum para as pessoas ficarem ansiosas, por isso o apóstolo, sob a inspiração do Espírito Santo, condena e proíbe a ansiedade!

Por que ansiedade é pecado?
A palavra grega (μεριμνάω) tem o sentido de ser rasgado no meio devido às forças que te puxam. Ansiedade é pecado, pois a raiz desse pecado é a falta de fé! Ansiedade é incredulidade!

É interessante notarmos que a nossa sociedade define a ansiedade como uma doença que necessita de tratamento médico, “A ansiedade pode ser o sinal de uma patologia de origem nervosa (depressão). Ela também pode ser o sintoma de doenças orgânicas (cardiovasculares ou respiratórias). Existem inúmeras especialidades medicamentosas que tratam a ansiedade. Para distúrbios leves, a terapia e os remédios naturais (homeopatia, fitoterapia) podem ser suficientes. Nos casos mais sérios, deverão ser utilizados tranquilizantes e até antidepressivos. Um acompanhamento médico é estritamente necessário e até um tratamento psiquiátrico pode ser recomendado.” (http://www.criasaude.com.br/N2236/doencas/ansiedade/definicao-de-ansiedade.html). Mas a Bíblia diz que a ansiedade é pecado!

A ansiedade é um pecado, pois ela é uma declaração de que Deus não tem o controle sobre as coisas e que Deus não é amoroso e misericordioso para cuidar dos nossos problemas.

** O que tem te gerado ansiedade?
** Por quais razões você tem andado preocupado?
** Como está a sua saúde (estômago) em relação a ansiedade?

** Pessoas não são atraídas a pessoas ansiosas e preocupadas! Pessoas cheias de ansiedades e preocupações não atraem outros para o Evangelho!
Jesus nunca esteve ansioso, Jesus nunca foi visto com úlceras e preocupações, por isso as pessoas adoravam estar perto dEle!

Ver Mateus 6:25-34

Qual o remédio para essa ‘doença’? Qual a solução para esse pecado?
v.6 “mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Há um contraste claro aqui: ‘Não fiquem ansioso por nada’ x ‘mas em tudo, pela oração’.

Se ansiedade e preocupação exagerada é incredulidade, refletem falta de fé, a oração é o oposto. Oração é demonstração de fé!

PELA ORAÇÃO” --- A oração aqui engloba todos os aspectos da oração ensinada por Jesus em Mateus 6 – adoração, confissão de pecados... A oração é comunhão com Deus. É através da oração que nós aperfeiçoamos nosso relacionamento com o Pai.

SÚPLICA” --- Súplica faz parte da oração. Enquanto a oração é mais abrangente e genérica, a súplica é bem pessoal.

Não existe problema algum em levar nossos pedidos e súplicas a Deus. Ele quer e nos ensina a suplicar.

Mas Paulo não encerra na súplica!
E COM AÇÃO DE GRAÇAS” --- Se você só suplica, você se torna um ingrato. Se você só pede, você faz de Deus um ‘gênio da lâmpada’.

As ações de graça, o tempo de agradecimento pelas incontáveis ações graciosas de Deus em sua vida te ajudam a sair da ‘festa depressiva’ em que você se encontra.

O agradecimento te faz ver as coisas positivas e misericordiosas que Deus tem feito.
A grata memória das bênçãos passadas nos protege das ansiedades futuras.” (F.F.Bruce, NIBC, Hendrickson ,pg 143)

apresentem seus pedidos a Deus” --- Você não apresentará seus pedidos no Twitter, para os seus milhares de amigos no Facebook, nem para os colegas de trabalho na forma de fofoca ou como um ‘coitadinho’, mas primeiramente a Deus!

Apresentem seus pedidos a Deus! Por quê? I Pe 5:6-7 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Podemos orar com súplicas e agradecimentos, pois perto está o Senhor daqueles que se humilham diante dEle!

** Você tem apresentado seus pedidos a Deus?

A consequência maravilhosa da oração:
v.7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Uma vez que você cessa de se estressar, a ansiedade não te domina e a preocupação não tem controle sobre a sua vida e pensamentos, pois você, pela fé em Cristo, tem apresentado seus pedidos, tem orado e agradecido a Deus – então a paz de Deus passa a guardar todo o seu ser!

E A PAZ DE DEUS” --- O que é a ‘Paz de Deus’? Essa paz ‘não é meramente um estado mental psicológico, mas uma tranquilidade interior baseada na paz com Deus – o estado pacífico daqueles que são perdoados.’ (Comentário da Bíblia de Estudo NVI). Visto que mediante Jesus nós temos paz com Deus (Rm 5:1), esse Deus da paz nos concede a Sua paz!

Deus é um ser totalmente pacífico – no sentido de que Ele nunca está em um estado caótico. Deus nunca está preocupado com a situação mundial. Deus nunca fica estressado com gastrite e ulceras. Deus é paz e Ele tem paz, pois tudo está sob o seu domínio e controle!

A paz de Deus faz parte do ser dEle. A paz de Deus é a paz que o mundo tanto busca, mas nunca terá, pois só pode ser obtida por meio de Cristo – Jo 14:27 Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

‘paz de Deus’ é reconhecer que tudo está sob a mão poderosa de Deus! Nada, nada escapa da Sua soberania.

QUE EXCEDE TODO O ENTENDIMENTO” --- Verdadeiramente a paz de Deus excede todo entendimento humano. Ela excede, pois ela vem de Deus! O entendimento humano não consegue compreender esse Deus.

GUARDARÁ OS SEUS CORAÇÕES E AS MENTES” --- A palavra para guardar é a mesma usada para os soldados romanos que guardavam Paulo na cadeia. Ele está dizendo que quando entregamos todas as coisas ao Senhor por meio da oração, súplica e agradecimento a paz de Deus te controla, domina e te guarda de tal forma que você fica totalmente sob o domínio doPríncipe da Paz.

CORAÇÕES E MENTES” --- Todo o nosso ser ficará guardado e protegido. As palavras que sairão das nossas bocas serão palavras de louvor e adoração a Deus, as palavras serão pacificadoras. O sono será tranquilo. O acordar será em paz.

Assim a alegria e a estabilidade reinarão na vida do cristão e da igreja!

EM CRISTO JESUS” --- É somente em Jesus Cristo que encontramos a paz verdadeira!
As pessoas procuram a paz retirando as armas da população, promovendo caminhadas, marchas e concertos, mas a paz verdadeira só pode ser encontrada no Príncipe da Paz, Jesus!
Muitos líderes nas igrejas têm direcionado as pessoas para a psicologia e para a medicina com o propósito de acalmar as vidas, com a intenção de trazer alívio para os problemas. O dever de todo cristão é levar as pessoas que estão ansiosas e doentes de preocupação para Jesus! As pessoas se achegam com problemas e ansiedades doentias e a única coisa que eu posso e devo fazer é levá-las ao Príncipe da Paz!

II – O DEUS DA PAZ (VS.8-10)
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 9 Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Paulo entendia muito bem o domínio que a mente tem sobre a vida da pessoa. O que ocupa a mente da pessoa determina as ações e palavras.

O tipo de comida que você come determina a sua saúde e o tipo de corpo que você tem. Assim o que você alimenta a sua mente determina as suas ações e conversas.

TUDO O QUE FOR VERDADEIRO” --- Muita das nossas preocupações e ansiedades são baseadas em coisas que não são genuínas, que nem mesmo ocorreram.
Nós nos preocupamos e desperdiçamos nosso tempo pensando em coisas que não são verdadeiras. Pessoas focam em fantasias e irrealidades.

O que é ‘verdadeiro’? A Palavra de Deus! Jo 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

A TV só transmite mentira, na Internet há uma avalanche de mentiras, pessoas que não conhecem a Cristo só falam mentiras. Precisamos estar na Palavra de Deus para termos a verdade em nossas mentes!

NOBRE” --- (Gk. σεμνός) Algo honroso e venerável, inspirador. Eu tenho colocado coisas que são honrosas e nobres diante do meu Deus na minha mente?

Tt 2:2 Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança; I Tm 3:8 Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos, 11 As mulheres (dos diáconos) igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.

Dignidade e seriedade não são adquiridas coma idade e nem com o ofício, mas devem ser nutridas diariamente pela Palavra de Deus!

Quer ser um homem e uma mulher dignos de respeito (todos devem aspirar isso!)? Coloquem coisas nobres em suas mentes!

CORRETO” --- (Gk. δίκαιος) Justo e aprovado por Deus. As coisas que entram na minha mente são declaradas justas aos olhos do Justo Juiz?

O Senhor Jesus declararia como justas as coisas que estão em minha mente?

PURO” --- (Gk. ἁγνός) A palavra está relacionada com santidade. Santidade é o atributo/caráter de Deus mais enfatizado nas Escrituras. Precisamos abastecer nossas mentes com coisas que refletem o caráter do nosso Senhor!
Ef 5:3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. 4 Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

AMÁVEL” --- (Gk. προσφιλής) Agradável, algo que faz bem a todos.

tudo o que for de boa fama, SE HOUVER EXCELÊNCIA OU DIGNO DE LOUVOR” --- Só há um lugar onde nós podemos encontrar tais coisas: na Bíblia!

PENSE NESSAS COISAS” (Gk. λογίζομαι) --- Devemos raciocinar, meditar e usar toda a nossa lógica nessas coisas. O sentido da frase é que os cristãos devem estudar e refletir em todas essas coisas listadas por Paulo.

v.9 Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Todo o pensamento e reflexão devem ser colocados em prática! E a prática será coerente com o que você tem colocado em sua mente!

As pessoas caem pecados nos quais as mentes têm sido nutridas.

E O DEUS DA PAZ ESTARÁ COM VOCÊS” --- Não só a paz de Deus, mas o Deus da paz estará pessoalmente, através do Consolador, conosco! Aquele que concede paz que excede entendimento estará com você!
** Ele só é Deus da paz para aqueles que foram reconciliados com Ele mediante a fé em Jesus, pois para os outros esse Deus é um Deus de guerra terrível (Ex 15:3;Sl 46:7,11; 47:2-3; 48:8). Para os outros esse Deus é caótico e aterrorizante.

Estejamos firmes em Cristo, perdoando, nos alegrando e orando e assim a paz de Deus estará em nossas vidas. Abasteçamos e alimentamos as nossas mentes com as coisas de Deus e o próprio Deus da Paz estará presente em nossas vidas!

CONCLUSÃO:
Que possamos, como indivíduos e igreja, buscar a estabilidade verdadeira e a paz genuína em Cristo Jesus. Que possamos buscar a paz com os irmãos, alegria no Senhor e uma vida de oração e gratidão para que a paz de Deus reine em nossas vidas, nossos lares e em nossas igrejas.

A paz de Deus não guardará a vida e a igreja que está em constante stress e ansiedade.

Que nossas mentes estejam abastecidas com coisas puras, amáveis, honrosas e dignas de louvor para que possamos andar na novidade de vida, com a mente renovada e tendo o Deus da Paz habitando em nossos corações!

Rm 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Por meio da fé na obra de Jesus nós temos paz com Deus! Antes a nossa vida era caótica e vivia no desespero de um soldado derrotado, mas através da fé na vida, morte e ressurreição de Jesus nós temos paz com o Deus da paz! A paz de Deus é oferecida a todos que se humilham diante dEle.
O Príncipe da Paz nos concede a verdadeira paz por meio do Seu sangue – Cl 1:19-20 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

A paz do encerramento do conflito que antes havia entre nós e Deus pode ser experimentada em todas as esferas de nossas vidas, desde que em humildade e perseverança nós entreguemos tudo em oração e gratidão.

Não só experimentamos a paz de Deus, mas o próprio Deus da Paz habita em nós a medida que nós andamos em santidade e na novidade de vida!


FONTE: http://solideogloriacampinas.blogspot.com.br

2 comentários: